top of page

Melasma


Um problema que afeta drasticamente a população brasileira e que traz o paciente ao consultório dermatológico. Sua alta incidência vem de uma tríplice combinação : sol, hormônio ( anticoncepcionais, gestação ) e genética. E quando se trata de sol, não é apenas a exposição que ocorre na praia ou piscina. O simples fato de sairmos de casa sem a devida proteção, pode ativar a sua cascata defeituosa de produção de melanina.

E o que pode ser feito para amenizar o quadro? O melasma deve ser considerado como uma doença crônica! Que precisa de cuidados diários, sendo o principal deles, a fotoproteção adequada. O seu médico dermatologista irá ajudá-lo com a prescrição adequada de clareadores, ácidos, fotoprotetores. Além disso, técnicas como peelings, microagulhamento e laser podem somar e potencializar o resultado do tratamento. Lembrando que nem todos peelings e lasers são indicados, podendo inclusive, agravar o quadro.

Só o especialista consegue definir o que poderá ser feito em cada caso. Muito cuidado com falsas promessas de cremes milagrosos. Melasma é uma patologia de pele e precisa ser encarado com a devida seriedade.

Tags:

bottom of page