top of page

Queda de cabelo: e agora?


Uma das principais queixas no consultório dermatológico, sem dúvida, é a queda dos cabelos. Podendo apresentar diversas etiologias, somente o médico dermatologista é capaz de individualizar cada caso e inserir uma terapia eficaz.

É necessária uma avaliação detalhada do couro cabeludo, juntamente com exames laboratoriais. Além disso, fatores como, histórico familiar, história pessoal de doenças, entre outros, direcionam o prognóstico do tratamento. Em alguns casos, a biópsia de couro cabeludo é importante no diagnóstico diferencial, ou ainda, em casos refratários ao tratamento.

Entre as principais causas, está a alopecia androgenética (calvície), eflúvio telógeno (pós-parto, pós-operatorio,etc) e alopecia areata (auto-imune), consideradas não cicatriciais (o cabelo pode voltar a crescer). Existem diversos outros tipos de alopecia, e o tratamento varia conforme a causa.

Geralmente, associamos diferentes terapias, desde medicações e polivitamínicos orais, medicações de uso tópico domiciliar, até microinfusão de fatores de crescimento injetados diretamente no couro cabeludo. A terapia com lâmpadas de LED também se mostra eficaz em estudos científicos sobre os cabelos.

Procure seu dermatologista e se informe sobre o que há de melhor para seu caso.

bottom of page